IGREJA ESPÍRITA CRISTÃ DE SÃO MIGUEL ARCANJO

IGREJA ESPÍRITA CRISTÃ DE SÃO MIGUEL ARCANJO
SEMEAR E DIFUNDIR A UMBANDA BRANCA INDÍGENA (UMBANDA DE CABOCLOS). PRESTAMOS ATENDIMENTO ESPIRITUAL, TOTALMENTE GRATUÍTO. A CARIDADE É A FORÇA DE NOSSA FÉ. NOSSO HORÁRIO DE TRABALHO É: AOS SÁBADOS DAS 19:00 ÀS 22:00HS. ENDEREÇO: RUA PEDRANÓPOLIS Nº 1313, VILA DIRCE (PRÓXIMO AO CDHU), CARAPICUÍBA, SÃO PAULO - BRASIL. PENSAMENTOS DE UM ALAGOANO, SEGUNDO NOSSO MENTOR ESPIRITUAL: DR. JOSÉ APARECIDO DA SILVA (VULGO: ZÉ PILINTRA D0 BORÉO): O QUE ESTÁ ACONTENCENDO COM A VERDADEIRA UMBANDA INDÍGENA BRASILEIRA. SABE-SE, QUE A NOSSA UMBANDA COM O PASSAR DOS SÉCULOS, SOFREU MUITAS ALTERAÇÕES NOS SEUS RITUAIS E CREDOS, CONTUDO A RAIZ DE NOSSA RELIGIÃO, POIS ESTA SIM É UMA RELIGIÃO EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRA, TAMBÉM SE PERDEU. HOJE ENCONTRAM-SE ADEPTOS QUE ACREDITAM QUE NOSSA RELIGIÃO TEVE SUA ORIGEM NO CANDOMBLÉ, ENTRE OUTROS ABSURDOS. NÃO TEMOS NADA CONTRA O CANDOMBLÉ, O RESPEITAMOS, COMO TAMBÉM RESPEITAMOS TODAS AS DEMAIS RELIGIÕES, OS RESPEITAMOS COMO NOSSOS IRMÃOS, FILHOS DO MESMO DEUS. CONTUDO ISTO NÃO IMPLICA EM ACEITARMOS PENSAMENTOS ERRÔNEOS COMO ESTE ACIMA MENCIONADO. A UMBANDA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS QUE HABITAVAM NOSSO PAÍS, SÉCULOS ANTES DA CHEGADA DE CABRAL, BEM COMO OS NEGROS JÁ PRATICAVAM O SEU CANDOMBLÉ NAS PLAGAS AFRICANAS, BEM ANTES DA CHEGADA DOS POVOS BRANCOS, SENDO ASSIM ENTENDEMOS ESTAS POR DUAS RELIGIÕES DISTINTAS DENTRO DO CAMPO ESPIRITUAL, CADA UMA COM SUA ORIGEM, CREDOS E DOGMAS DIFERENTES, NÃO PODENDO NUNCA SEREM CONFUNDIDAS COM UM SÓ. QUEM ESQUECE OU DESCONHECE SUAS PRÓPRIAS RAÍZES, SEU PASSADO, NÃO PODE CAMINHAR NUM FUTURO PRÓSPERO, A INFORMAÇÃO CORRETA É A CHAVE DA EVOLUÇÃO MATERIAL E ESPIRITUAL, CABE A CADA UM BUSCAR A SUA.............A VERDADE NÃO É PROPRIEDADE DE ALGUÉM, CABE CADA UM BUSCAR A SUA.........

quinta-feira, 28 de julho de 2011

É TUDO QUESTÃO DE PONTO DE VISTA

PRESTEM ATENÇÃO NAS PALAVRAS DO SENHOR DIVALDO FRANCO................

.......AGORA OUÇAM AS PALAVRAS DO SR. FRANCISCO XAVIER..................

REALMENTE NÃO ENTENDO O SR. DIVALDO FRANCO, E NÃO SEI DE ONDE ELE TIRA ESSE PRÉ-CONCEITO SOBRE A NOSSA UMBANDA. ELE DIZ QUE OS ESPÍRITO DE UM PRETO-VELHO É ATRASADO, QUE ELE PODE TER SIDO UM PRETO-VELHO, MAS AGORA COMO ESPÍRITO ELE NÃO TEM COR, QUE O SENHOR DOUTOR BEZERRA É VELHO, MAS NEM POR ISSO É UM BRANCO-VELHO, QUE QUEREMOS NOSSOS GUIAS SUBMISSOS PARA NOSSO BEL PRAZER, QUE OS ESPÍRITO DE UMBANDA FAZEM O QUE OS GUIAS DE MESA NÃO FAZEM...........QUE NÓS DEIXAMOS O LIXO PARA ELES...........
............DA ONDE ELE TIROU ESTES CONCEITOS, COM QUAL CONHECIMENTO DE UMBANDA ELE CHEGOU A TAL CONCLUSÃO?
RESPEITO MUITO A PESSOA DO SR. DIVALDO FRANCO, O QUE ELE É E O QUE REPRESENTA
PARA O ESPIRITISMO BRASILEIRO E ATÉ MUNDIAL. MAS ME PERMITO DISCORDAR DE SUA VISÃO QUANTO A UMBANDA, DA MESMA FORMA QUE, COMO UMBANDISTA NÃO EXPLANO SOBRE CANDOMBLÉ OU MESMO SOBRE O PRÓPRIO ESPIRITISMO-KARDECISTA, POIS SOU LEIGO NO ASSUNTO, CADA UM NO SEU QUADRADO, E RESPEITANDO O QUADRADO DOS OUTROS, COM HUMILDADE E RESIGNAÇÃO.
SE ELE SOUBESSE UM POUQUINHO SOBRE OS FUNDAMENTOS DE UMBANDA, SABERIA QUE A MAIORIA DOS DITOS "PRETOS-VELHOS", NÃO FORAM NEGROS EM SUA VIDA ANTERIOR, MAS SIM BRANCOS, E SE FORAM NEGROS COM CERTEZA, NÃO SOFRERAM AS AUGURAS DO CATIVEIRO, DESFRUTANDO DE CONDIÇÕES MELHORES NADA FIZERAM PARA AUXILIAR O SEU SEMELHANTE, PELO CONTRÁRIO SE FIZERAM FORA EM SEU BENEFÍCIO E DETRIMENTO DO PRÓXIMO. POIS QUE LÓGICA TERIA UM ESPÍRITO QUE JÁ SOFREU A DEGRADAÇÃO E A HUMILHAÇÃO DA VIDA TERRENA EM FORMA DE ESCRAVO, LONGE DE SUA TERRA NATAL, DE SEUS ENTES QUERIDOS, VERIPENDIADO PELO SEU PRÓXIMO, RETORNAR AGORA NUM TERREIRO PARA CONTINUAR SUA MISSÃO E GALGAR ALGUMA EVOLUÇÃO, ORA ESSE PENSAMENTO E SIMPLESMENTE INCOERENTE. ALÉM DO QUE ESTA DENOMINAÇÃO PRETO-VELHO, FORA DADA PELOS ENCARNADOS, NA DOUTRINA QUE PRATICO ELES SÃO CHAMADOS DE "VÔ"(Ó), "PAI"(MÃE), SINHÁ(Ô), INHÁ(Ô), SÃO CHAMADOS CARINHOSAMENTE E AMOROSAMENTE POR NÓS, TEMOS MUITO RESPEITO POR ESTA FALANGE, E NÃO OS CONSIDERAMOS DE FORMA ALGUMA COMO ESPÍRITOS ATRASADOS, PELO CONTRÁRIO DENTRO DE NOSSA DOUTRINA UMBANDISTA, ELES OCUPAM UM LOCAL MUITO ESPECIAL, SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO ATENDIMENTO ESPIRITUAL, PELOS BENZIMENTOS INFANTIS. NÃO VEJO DIFERENÇA ENTRE UM MÉDICO QUE ESCUTA SEU PACIENTE E LHE RECEITA UM REMÉDIO, E UM "VÔ" QUE ATENDE UM CONSULENTE, LHE OUVE E LHE ENSINA UM CHÁ, UM BANHO, OU MESMO UM EMPLASTO, QUE DIFERENÇA HÁ SE AMBOS ALCANÇAREM A CURA? SER EVOLUÍDO É UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA, O CONHECIMENTO É UMA FACA QUE CORTA DE DOIS LADOS,  DEVEMOS TER CUIDADO AO NOS EXPRESSAR POIS PODEMOS OFENDER NOSSO SEMELHANTE, BEM COMO OFENDER SUAS CRENÇAS E SUA FÉ.
A UMBANDA JÁ VINHA SENDO PRATICADA NO BRASIL MUITO ANTES DE KARDEC BAIXAR NA FRANÇA, COM O ADVENTO DA ESCRAVATURA NO BRASIL, OS NEGROS E DESCENDENTES DESENCARNADOS, BEM COMO OS EUROPEUS FORAM ABSORVIDOS PELO PANTEÃO UMBANDISTA SENDO DISTRIBUÍDOS EM SUAS LINHAS, FALANGES E SUB-FALANGES, PORQUE A UMBANDA É ASSIM, ELA NÃO JULGA, NÃO EXCLUÍ, NÃO TENTA PROVAR QUEM É MAIS CERTO OU QUEM É MAIS ERRADO,UMBANDA É PAZ, AMOR E HUMILDADE.CHAMAR UM GUIA DE UMBANDA DE ATRASADO, PORQUE ELE SE EXPRESSA ÀS VEZES COM DIFICULDADES, PORQUE ELE BEBE OU FUMA, É FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO. TUDO O SEU "PORQUE", E NÃO CABE A NÓS ENTRAR NESTES MÉRITOS, O TRABALHADO E A ENERGIA DESPRENDIDOS DURANTE UMA GIRA DE UMBANDA NÃO REPRESENTAM 10% DO QUE OCORRE NO PLANO ESPIRITUAL, NÓS UMBANDISTAS TEMOS FÉ EM DEUS, NOS ORIXÁS E EM NOSSOS GUIAS, E FÉ MEU IRMÃO É INDISCUTIVEL, É INABALÁVEL, MESMO QUE NÃO CONCORDEMOS EM ALGUNS PONTOS DEVEMOS NO MÍNIMO NOS RESPEITAR.
SÓ ACHO ESTRANHO UMA COISA, O CABOCLO NÃO É MAIS CABOCLO, O PRETO-VELHO NÃO É MAIS PRETO-VELHO, PORQUE ASSIM ELES O FORAM NA VIDA PASSADA, SEGUINDO O SEU RACIOCÍNIO, MAS POR QUE O ESCRITOR E O DOUTOR NÃO PERDERAM SEUS TÍTULOS TERRENOS? SERÁ QUE É PORQUE ELES SERIAM TEORICAMENTE MAIS EVOLUÍDOS? SE O FOR, ISTO NÃO É JULGAR? QUE MÉRITOS SE USA PARA TAL JULGO? E QUEM GARANTE QUE ESTÁS CORRETO EM TEU JULGO?
SINCERAMENTE POUCO ME IMPORTA SUAS RESPOSTAS E SEUS PONTOS DE VISTA, EU SOU UMBANDISTA, AMO A UMBANDA E TENHO CERTEZA NA MINHA FÉ.
QUE NOSSO PAI OXALÁ ILUMINE A TODOS, E ME DESCULPEM SE EU ME EXALTEI, FIQUEM NA PAZ DE ZAMBÍ.
PREFIRO AS PALAVRAS DO ILUMINADO, SAUDOSO E AMÁVEL CHICO................

 HINO DA UMBANDA E SAUDAÇÃO AOS ORIXÁS




 SALVE A SAGRADA UMBANDA, SALVE A LUZ, SALVE A FORÇA QUE NOS CONDUZ..................................


ATT.:

JÚLIO CÉSAR F. MUNIZ











ATÉ QUANDO.............

OLÁ POVO DE UMBANDA, QUE ZAMBI AUMENTE CADA VEZ MAIS VOSSA FORÇA E VOSSA LUZ, BEM COMO A DE VOSSOS GUIAS.
BEM HOJE VOU ABORDAR UM TEMA MEIO QUE JÁ ESGOTADO EM NOSSO MEIO, CONTUDO PELO QUE POSSO PERCEBER AINDA NÃO FOI COMPLETAMENTE ASSIMILADO POR TODOS E NEM SERÁ, POIS CADA UM PENSA DE UMA FORMA, A FAZ SEU RITUAL CONFORME APRENDEU SER O CORRETO, MAS ALGUMAS COISAS PODEM SER MELHORADAS, POIS PARTE DE PREMISSAS IMUTÁVEIS DA DOUTRINA UMBANDISTAS, SÃO CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS QUE NÃO OS VEJO DE OUTRA MANEIRA, SEM SER A CORRETA, PARA MIM E TAMBÉM DEVERIA SER PARA TODOS MAS NÃO É. ESTE TEXTO TEM A SINGELA E HUMILDE FINALIDADE DE DESPERTAR DENTRO DE CADA UM, UM OLHAR DIFERENTE SOBRE O TEMA ABORDADO, BEM COMO SEI QUE FELIZMENTE MUITOS JÁ O CONHECEM E VÃO CONCORDAR COM A TEMÁTICA DE HOJE:
O ASSUNTO DE HOJE É SOBRE "EXÚS E POMBO-GIRAS"
DESTA FEITA VAMOS AO PONTO. PARA VOCÊS O QUE É EXÚ, COMO PODEM DEFINIR ESTA ENTIDADE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA DENTRO DA LEI DE UMBANDA. SENDO TAMBÉM, TALVEZ PELA IGNORÂNCIA DOS PRÓPRIOS UMBANDISTAS, A ENTIDADE MAIS ATACADA PELOS NOSSOS ALGOZES EVANGÉLICOS, QUE TEIMAM EM ASSOCIA-LOS A IMAGENS DEMONÍACAS, FORÇAS DO MAL, OU MESMO COM O PRÓPRIO SATANÁS OU LUCÍFER. MAS JÁ PARARAM PARA PENSAR PORQUE ELES FAZEM ISSO, AO PONTO QUE NÓS MESMO TEORICAMENTE CONHECEDORES DOS FUNDAMENTOS INCONSCIENTEMENTE ÀS VEZES O FAZEMOS. DAÍ COMPLICA NÉ.
VEJAMOS, EXISTEM ALGUNS PONTOS CANTADOS QUE TRAZEM TAL ASSOCIAÇÃO, É SÓ DAR UMA NAVEGADINHA NO YOU TUBE E NOS DEPARAMOS COM VÁRIOS, PARA QUEM É LEIGO NO ASSUNTO, OU ESTÁ SE INICIANDO NA RELIGIÃO ESTES PONTOS, AO MEU ENTENDIMENTO INÚTEIS POIS SÓ SERVEM PARA ENCHER LINGUIÇA ALÉM DO PREJUÍZO PROVOCADO POR ELES MOSTRADO AQUI, SOAM DE FORMA NEGATIVA, UMA VEZ QUE O CONSULENTE VAI NO TERREIRO À PROCURA DE DEUS, E HOUVE UM PONTO QUE DIZ LOUCURAS COMO: " - EXÚ TEM CHIFRE, EXÚ TEM RABO, OLHA LÁ QUE EXÚ É DIABO!", QUE ME PERDOEM OS COMPADRES E AS COMADRES FOI SÓ PARA ILUSTRAR, IMAGINEM O QUE ESTA PESSOA VAI PENSAR, SE ELA COMEÇAR A ASSOCIARA ESTE PONTO COM O QUE ELA PROVAVELMENTE JÁ OUVIU POR AÍ, COM CERTEZA ELA NUNCA MAIS VOLTA NO TERREIRO, E SERÁ UMA FORTE CANDITADA A SER EVANGELIZADA PELOS HERMANOS VENDEDORES DE MILAGRES.
ENTÃO QUAL SERIA NOSSO PAPEL, ORA, SIMPLESMENTE ABOLINDO E BANINDO ESTES PONTOS NEGATIVOS DE NOSSAS CASAS E RITUAIS, EXISTEM INFINITOS PONTOS DE FORÇA, PONTOS COM ALTO PODER VIBRACIONÁRIO, SEM ESTA CARGA NEGATIVA E PEJORATIVA, ENTÃO POR QUE SE CONTINUAM  A SEREM OUVIDOS PELOS TERREIROS MUNDO AFORA, ORA POR IGNORÂNCIA, BEM COMO AS IMAGENS DOS COMPADRES E COMADRES, ESTÃO CHEIAS DE MISTICISMO E FOLCLORE. DONDE JÁ SE VIU, TODOS SÃO VERMELHOS, ALGUNS COM CHIFRES OU MESMO RABOS, QUE OS ASSOCIAM COM FIGURAS DEMONÍACAS E MALÉFICAS, COISAS QUE ELES NÃO SÃO, MAS QUEM NÃO OS CONHECEM FICAM APAVORADOS, DEVEMOS SIM REVER NOSSOS PRÓPRIOS CONCEITOS POIS DEPENDE DE NÓS REVERTER ESTES QUADRO.
EXÚ É FORÇA, É LUZ É JUSTIÇA. É NOSSO ADVOGADO, INTERMEDIÁRIO EM NOSSAS CAUSAS E NÃO DIABO. TODO EXÚ DE UMBANDA, DIGO ISSO PARA DIFERENCIA LOS DOS EXÚS DE OUTROS CULTOS, SÃO BATIZADOS, NÃO FALAM PALAVRÃO, PROFESSAM A PALAVRA DO CRIADOR, POIS ESTÃO EM FASE DE REDENÇÃO E ALMEJAM A LUZ, E NÃO AS TREVAS, SÃO GUIAS ILUMINADOS QUE ATUAM ARDUAMENTE NOS CAMPOS VIBRACIONAIS MAIS BAIXOS, PORTANTO ESTÃO MUITO PRÓXIMOS DE NÓS.
SE POR UM LADO EXISTA UM RESPEITO VELADO SOBRE OS COMPADRES, CHEGANDO AO PONTO DE ALGUNS OS CHAMAREM DE "GUARDIÕES", TERMO QUE PARTICULARMENTE NÃO USO MAS NÃO VEJO MAL EM QUE O FAZ, POR OUTRO LADO, AINDA EXISTEM CASAS NA QUAL EXÚ SÓ VEM NO ESCURO, SÓ VEM "FANTASIADO", MISTIFICADO COM FIGURAS MITOLÓGICAS CHEIOS DE PARAFERNÁLIAS, A LUZ APAGADA É PORQUE "ELES" GOSTAM ASSIM, É O QUE MUITOS PRATICANTES DESTES ATOS INSANOS DIZEM QUANDO QUESTIONADOS DO PORQUE DESTE RITUAL. MUITO ME ADMIRA OS PRÓPRIOS COMPADRES SE DEIXAREM PASSAR POR ESTE PAPEL, PERMITINDO QUE SUAS IMAGENS SEJAM DESTA FEITA ASSIMILADAS A IMAGENS NEGATIVAS E SOMBRIAS MUNICIANDO NOSSOS ALGOZES CADA VEZ MAIS, NUNCA DUVIDO SE A ENTIDADE EM TERRA NO MOMENTO DESTES ATOS É ELA MESMO OU UM "KIUMBA" DISFARÇADO DE EXÚ, JAMAIS DUVIDO SE TAL GUIA ESTÁ MESMO ALI, MAS ME QUESTIONO O QUE "EU" FAÇO ALI.
DEVEMOS TER TODO O RESPEITO COM NOSSOS IRMÃOS MENOS ESCLARECIDOS, OU MESMO QUE PENSAM DIFERENTE DE NÓS E ADOTAM OUTRA DOUTRINA POR OPÇÃO OU GOSTO PARTICULAR, MAS EM NOSSAS CASAS DEVEMOS SEMPRE COIBIR E EVITAR TAIS ATOS, EXPLICANDO SEMPRE OS PORQUÊS, PARA QUE NÃO FIQUEM DÚVIDAS AOS FILHOS, AOS VISITANTES E AOS CONSULENTES.
FAZENDO ISTO ESTAMOS DANDO UM GRANDE PASSO NO INTUITO DE DESMISTIFICAR NOSSA RELIGIÃO, DESVINCULANDO NOSSOS QUERIDOS COMPADRES DESTE MITO APREGOADO DE QUE EXÚ É DO MAL, DE QUE EXÚ É DEMÓNIO, QUE EXÚ É SATANÁS.
HUMILDEMENTE PEÇO A TODOS QUE ESCUTEM A VOZ DO SEU CORAÇÃO QUANTO A ESTE ASSUNTO, E MEDITEM SE SEU HUMILDE IRMÃO TEM UM POUQUINHO DE RAZÃO NO QUE DIZ, MAS LEMBREM-SE TAMBÉM QUE NOSSO PAI NOS DEU O LIVRE ARBÍTRIO, E A UMBANDA É UNIVERSALISTA, E ESTE TEXTO EXPÕE MEU PONTO DE VISTA, DA MANEIRA À QUAL FUI INSTRUÍDO E QUE ACHO A MAIS CORRETA. ESTOU PRONTO PARA QUALQUER DÚVIDAS QUE VOCÊS POSSAM TER, ATÉ LÁ FIQUEM NA PAZ DE ZAMBÍ, E NOSSOS AMIGOS E COMPANHEIROS EXÚS E POMBO-GIRAS VÓS ACOMPANHEM EM VOSSA CAMINHADA, LHES DANDO FORÇA E PROTEÇÃO.

P.S.: NA NOSSA DOUTRINA, OS EXÚS BEM COMO AS POMBO-GIRAS, OS EXÚ-MIRINS, OS BAIANOS, OS CIGANOS, OS MARINHEIROS, OS JANGADEIROS, OS BOIADEIROS, OS CANGACEIROS, ESTÃO NO MESMO PLANO VIBRACIONAL, SENDO COMPREENDIDOS DENTRO DA 7ª LINHA, E SÃO REGIDOS PELO ORIXÁ OMULÚ, MAS PODEMOS ENCONTRAR EXÚS QUE CORREM GIRA PARA OGUM, PARA XANGÔ, PARA YEMANJÁ. OMULÚ REGE A 7ª LINHA ISTOÉ REGRA, MAS VIA DE REGRA EXPLICA O CASO ACIMA EXPOSTO. CADA EXÚ TEM SUA HISTÓRIA, SEU PASSADO, SUA DIGÍNA, SUA HIERARQUIA, E ISTO DEVE SER RESPEITADO.
ENCONTREI DURANTE PESQUISA ROTINEIRA, E MEIO SEM QUERER UM TEXTO MUITO INTERESSANTE, E QUE CORROBORA COM MEUS PENSAMENTOS E ENSINAMENTOS RECEBIDOS,  SEGUE ABAIXO UM FRAGMENTO DESTE TEXTO BEM COMO O LINK, PARA QUEM QUISER LÊ-LO NA INTEGRA

Classificação Moral (Bem ou Mal): Exú Pagão ou Exú Batizado?

Alguns espíritos, que usam indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os obsessores, cegos ainda, e procurando trazê-los para suas falanges que trabalham visando a própria evolução.
O chamado “Exú Pagão” é tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evolução, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condição.
Já o Exu Batizado, é uma alma humana já sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio, nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade.
Não se deve, entretanto, confundir um verdadeiro Exú com um espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem a denominação de Kiumbas e que, às vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de "Guias".
Para evitar essa confusão, não damos aos chamados “Exus Pagões” a denominação de “Exu”, classificando-os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus Batizados” a denominação de “Exu”.

SEGUE ABAIXO O LINK, DO ENREÇO DESTE TEXTO, DESDE JÁ AGRADEÇO AOS AUTORES.

http://www.maemartadeoba.com.br/exu%20umbanda/exu%20umbanda.asp

SEGUEM ABAIXO ALGUMAS IMAGENS DE EXÚS, QUE INFELIZMENTE DETURPAM SUA VERDADEIRA FORMA E ATUAÇÃO, TRAZEM A MENTE DOS MENOS ESCLARECIDOS UMA TRISTE ASSOCIAÇÃO A FIGURAS DEMONÍACAS, AFASTANDO-OS MUITAS VEZES DO VERDADEIRO SIGNIFICADO DO GUIA EXÚ, NÃO SE DEIXEM LEVAR PELAS APARENCIAS, OS NOSSOS QUERIDOS COMPADRES NÃO SÃO ASSIM, DA MESMA FORMA QUE NÃO POSSUEM VINCULO ALGUM COM AS HOSTES DIABÓLICAS, ATÉ PORQUE NÓS ESPIRITUALISTAS NÃO CREMOS NO "DIABO" POR ASSIM DIZER, MAS ISTO JÁ É TEMA PARA OUTRO TEXTO.


 

INFELIZMENTE O MERCADO DE IMAGENS ESTÁ REPLETO DESTAS SÃO PROZUDIAS EM SÉRIE, NÃO RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DE CADA ENTIDADE.



 SÃO ASSIM PORQUE LÁ NO PASSADO ALGUÉM DISSE QUE
ASSIM ELAS DEVERIAM SER, COM CERTEZA SÃO FRUTO DA
IGNORÂNCIA E FALTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ESTES
FANTÁSTICOS E VALOROSOS GUIAS, QUEM SABE COM O
TEMPO AS GERAÇÕES FUTURAS ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO
MENTAL E INTELECTUAL CONSIGA DESFAZER ESTE EQUIVOCO DO PASSADO, EXÚ É LUZ, FORÇA, DETERMINAÇÃO, AMOR, CARIDADE E JUSTIÇA. EXÚ NÃO É, NÃO FOI, NEM NUNCA SERÁ DIABO. POR FAVOR VAMOS REVER ESTE CONCEITO, ABOLINDO  ESTES PONTOS NEGATIVOS E BIZARROS QUE ATORMENTAM O ASTRAL DENTRO E FORA DOS TERREIROS. 

SALVE O POVO DA BANDA, SALVE O POVO DA ENCRUZA!!

LARÔIÊ EXÚ, EXÚ EMOJUBÁ!!!.


ATT:

JÚLIO CÉSAR F. MUNIZ