IGREJA ESPÍRITA CRISTÃ DE SÃO MIGUEL ARCANJO

IGREJA ESPÍRITA CRISTÃ DE SÃO MIGUEL ARCANJO
SEMEAR E DIFUNDIR A UMBANDA BRANCA INDÍGENA (UMBANDA DE CABOCLOS). PRESTAMOS ATENDIMENTO ESPIRITUAL, TOTALMENTE GRATUÍTO. A CARIDADE É A FORÇA DE NOSSA FÉ. NOSSO HORÁRIO DE TRABALHO É: AOS SÁBADOS DAS 19:00 ÀS 22:00HS. ENDEREÇO: RUA PEDRANÓPOLIS Nº 1313, VILA DIRCE (PRÓXIMO AO CDHU), CARAPICUÍBA, SÃO PAULO - BRASIL. PENSAMENTOS DE UM ALAGOANO, SEGUNDO NOSSO MENTOR ESPIRITUAL: DR. JOSÉ APARECIDO DA SILVA (VULGO: ZÉ PILINTRA D0 BORÉO): O QUE ESTÁ ACONTENCENDO COM A VERDADEIRA UMBANDA INDÍGENA BRASILEIRA. SABE-SE, QUE A NOSSA UMBANDA COM O PASSAR DOS SÉCULOS, SOFREU MUITAS ALTERAÇÕES NOS SEUS RITUAIS E CREDOS, CONTUDO A RAIZ DE NOSSA RELIGIÃO, POIS ESTA SIM É UMA RELIGIÃO EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRA, TAMBÉM SE PERDEU. HOJE ENCONTRAM-SE ADEPTOS QUE ACREDITAM QUE NOSSA RELIGIÃO TEVE SUA ORIGEM NO CANDOMBLÉ, ENTRE OUTROS ABSURDOS. NÃO TEMOS NADA CONTRA O CANDOMBLÉ, O RESPEITAMOS, COMO TAMBÉM RESPEITAMOS TODAS AS DEMAIS RELIGIÕES, OS RESPEITAMOS COMO NOSSOS IRMÃOS, FILHOS DO MESMO DEUS. CONTUDO ISTO NÃO IMPLICA EM ACEITARMOS PENSAMENTOS ERRÔNEOS COMO ESTE ACIMA MENCIONADO. A UMBANDA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS QUE HABITAVAM NOSSO PAÍS, SÉCULOS ANTES DA CHEGADA DE CABRAL, BEM COMO OS NEGROS JÁ PRATICAVAM O SEU CANDOMBLÉ NAS PLAGAS AFRICANAS, BEM ANTES DA CHEGADA DOS POVOS BRANCOS, SENDO ASSIM ENTENDEMOS ESTAS POR DUAS RELIGIÕES DISTINTAS DENTRO DO CAMPO ESPIRITUAL, CADA UMA COM SUA ORIGEM, CREDOS E DOGMAS DIFERENTES, NÃO PODENDO NUNCA SEREM CONFUNDIDAS COM UM SÓ. QUEM ESQUECE OU DESCONHECE SUAS PRÓPRIAS RAÍZES, SEU PASSADO, NÃO PODE CAMINHAR NUM FUTURO PRÓSPERO, A INFORMAÇÃO CORRETA É A CHAVE DA EVOLUÇÃO MATERIAL E ESPIRITUAL, CABE A CADA UM BUSCAR A SUA.............A VERDADE NÃO É PROPRIEDADE DE ALGUÉM, CABE CADA UM BUSCAR A SUA.........

terça-feira, 19 de julho de 2011

PESQUISA RETIRADA DA INTERNET, ASSUNTO: CHACRAS


È de suma importância, para os umbandistas, o conhecimento das estruturas de nosso corpo físico para melhor desenvolver seu trabalho e atender às entidades, principalmente as que vêm para os trabalhos de cura. Por isto é importante que conheçamos um pouco mais sobre os centros energéticos denominados “chacras”, que exercem influências positivas ou negativas em nossos corpos, de acordo com o peso de nossa vibração mental.
A palavra chacra ou chakra vem do sânscrito e significa “roda”. Os chacras são centros de força por onde os campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao corpo físico.
São em número de sete e possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência e receber e transmitir energia espiritual.
Os principais chacras do nosso corpo estão alinhados em sentido vertical: os cinco inferiores vão da base da coluna vertebral até o crânio, e os outros dois, ficam situados entre os olhos e o alto da cabeça.
Cada um dos chacras (centros de irradiação) possui ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Estes centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, mental e espiritual do homem.
São eles:
Chacra coronário (sahrasrara): é o sétimo chacra e localiza-se no topo da cabeça. Dos sete básicos, é o mais importante, pois é responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança das projeções da consciência. Sua vibração de cor atuante é o branco. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Oxalá, sendo o melhor dia de absorção de influências a sexta-feira. Seu símbolo é a Flor de Lótus. Seus cristais de energização são: topázio imperial, cristal claro, diamante, quartzo turmalinado, quartzo rutilado e citrino.

Chacra frontal (ajna): é o sexto chacra e localiza-se entre os olhos e está ligado à glândula hipófise. È o responsável pela irrigação energética dos olhos. Quando em atividade, gera uma palpitação na testa, como se fosse um coração batendo.Sua vibração de cor atuante é o amarelo. Na umbanda este chacra corresponde à vibração das Senhoras (Oxum, Yemanjá, Yansã e Nanã) sendo seu melhor dia de absorção de influências o sábado. È também chamado “chacra da terceira visão”. Seu símbolo é a estrela de seis pontas. Seus cristais de energização são: sodalita, azurita, lápis lázuli, safira, fluorita e ametista.

Chacra laríngeo (vishuddha): é o quinto chacra e localiza-se na garganta e está ligado à glândula tireóide. É responsável pela irrigação da boca, garganta e sistema respiratório. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais. Sua vibração de cor atuante é o vermelho. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Ibeji (Cosme e Damião), sendo seu melhor dia de absorção de influências o domingo. Seu símbolo é a lua crescente. Seus cristais de energização são: amazonita, turquesa, água marinha, turmalina azul e topázio azul.

Chacra cardíaco (anahata): é o quarto chacra e localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. È responsável pela irrigação do coração e considerado um canal de movimentação das emoções, sendo o mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Sua vibração de cor atuante é o verde. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Xangô sendo seu melhor dia de absorção de influências a quarta-feira. Seu símbolo é a cruz. Seus cristais de energização são: malaquita, esmeralda, turmalina verde, quartzo rosa, turmalina rosa e rodocrosita.

Chacra umbilical ou solar (manipura): é o terceiro chacra e localiza-se no plexo solar. È responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita a percepção de energias. Sua vibração de cor atuante é o alaranjado. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Ogum sendo seu melhor dia de absorção de influências a terça-feira. Seu símbolo é o círculo. Seus cristais de energização são: citrino, topázio, pirita, pedra da lua e olho de tigre.

Chacra esplênico (swadhistana): é o segundo chacra e localiza-se na região do baixo-ventre. È responsável pela irrigação dos órgãos sexuais e também pela vitalização do feto em formação. Sua vibração de cor atuante é o azul . Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Oxossi sendo seu melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. Seu símbolo é o triângulo. Seus cristais de energização são: rubi, pedra da lua, ágata vermelha, âmbar e olho de tigre.

Chacra raiz ou básico: é o primeiro chacra e localiza-se na base da coluna e está ligado às glândulas supra-renais. È responsável pelo estímulo direto da energia e circulação do sangue. Sua vibração de cor atuante é o violeta. Na umbanda este chacra corresponde à vibração das Almas sendo seu melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. Seu símbolo é o quadrado. Seus cristais de energização são: turmalina negra, obsidiana, ônix, quartzo fumê, granada e cristal turmalinado.

Se prestarmos atenção quando uma entidade aplica passes, ela geralmente o faz tocando nos pontos de posicionamento dos chacras. Os passes nada mais são que uma forma de transferência de energias para equilíbrio dos centros de força do ser. Cada um dos sete chacras básicos tem uma afinidade maior com uma das sete vibrações originais e uma das sete linhas de umbanda, mas nenhum pertence exclusivamente a um só Orixá. Em cada encarnação eles assumem padrões diferentes de energia, pois encarnamos para aprender e vivenciar novas experiências.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ATENÇÃO

PROXIMAS POSTAGENS: PESQUISAS SOBRE CHACRAS, GLANDULA PINEAL, JUREMA E CATIMBÓ.

AOS NOSSOS IRMÃOS UMBANDISTAS

CAROS IRMÃOS E IRMÃS, ESTOU POSTANDO AQUI MAIS UM TEXTO, ESTE DE MINHA AUTORIA, COM A HUMILDE FINALIDADE DE EXPOR UMA VERSÃO DE MEUS PENSAMENTOS E SABER AS VOSSAS RESPEITOSAS OPINIÕES. DE CERTA FEITA, ESTE TEXTO PODE SE MOSTRAR CONFUSO PARA ALGUNS, ENTÃO GOSTARIA DE REITERAR QUE O MESMO NÃO POSSUI INTENÇÃO PEDAGÓGICA OU DIDÁTICA, SENDO TÃO SIMPLESMENTE UMA VAZÃO A UM PENSAMENTO.
PONDO-ME A PENSAR NA GRANDEZA DO CRIADOR, EM SUA MAGNITUDE E EXTENSÃO, CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE MESMO SE ESVAZIÁSSEMOS OS OCEANOS, DEUS LÁ NÃO CABERIA, MESMO SE RETIRÁSSEMOS TODAS AS HABITAÇÕES EXISTENTES NESTE PLANETA, DEUS TAMBÉM NÃO CABERIA, MESMO SE RETIRÁSSEMOS AS ESTRELAS DO NOSSO CÉU, DEUS LÁ NÃO CABERIA, EM SUMA, DEUS É TÃO GRANDIOSO QUE NÃO EXISTE ESPAÇO FÍSICO O SUFICIENTE QUE ABARQUE SUA GRANDEZA. CONTUDO ENCONTREI AÍ UM PARADOXO INTRIGANTE, NO MÍNIMO. DEUS NÃO CABE NESTE LUGARES CITADOS, MAIS EXISTE UM QUE QUANDO COMPARADO A ESTES SE TORNA MINÚSCULO, E NESTE PEQUENO E RESTRITO ESPAÇO DEUS PODE HABITAR EM PLENA HARMONIA, SABEM DE QUE ESPAÇO ESTOU FALANDO? SIM É DO NOSSO CORAÇÃO QUE VOS FALO. DEUS CABE PERFEITAMENTE DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO, BASTA PARA ISSO QUE O ACEITEMOS COMO VERDADEIRO SENHOR DE TUDO QUE EXISTE E HABITA ESTE E OS DEMAIS PLANOS HABITADOS. AGINDO ASSIM, DE ACORDO COM AS PREMISSAS DITAS POR CRISTO, E SEGUINDO OS CONCELHOS DOS BONS ESPÍRITOS QUE NOS ACOMPANHAM E NOS ORIENTAM. ESTA VIDA É PASSAGEIRA SIM ,CONTUDO É UMA PASSAGEM COM RUMO DEFINIDO: NOSSA EVOLUÇÃO, EVOLUÇÃO COMO SERES HUMANOS CRIADOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE NOSSO CRIADOR.
DAÍ PODE SE TIRAR ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES AOS INCRÉDULOS, COMO POR EXEMPLO SE FOMOS CRIADOS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA PORQUE SOMOS TÃO DIFERENTES FISICAMENTE? E ACREDITEM, EXISTEM PESSOAS QUE PENSAM ASSIM, ORA ESTAMOS FALANDO DE DEUS GENTE, E NÃO DE UMA MÁQUINA DE XEROX CÓSMICA QUE TEM POR ÚNICA FUNÇÃO REPRODUZIR E REPLICAR CÓPIAS PERFEITAS ORIUNDAS DE UMA ÚNICA MATRIZ, SE NÃO HOUVESSEM AS DITAS DIFERENÇAS COMO SABERÍAMOS LHE DAR COM ELAS, SE FOSSEMOS TODOS IGUAIS COMO SERIA O MUNDO? ORA, TODAS ESTAS VERTENTES DE ETNIAS QUE ABRANGEM NOSSA ESPÉCIE SÓ NOS COMPROVA A RIQUEZA E BENEVOLENCIA DE DEUS, IMAGINEM SE TODOS OS PÁSSAROS FOSSEM IGUAIS E CANTASSEM NO MESMO TOM, NÃO HAVERIA RIQUEZA, NÃO HAVERIA DIVERSIDADE, A DIFERENÇA NOS TRAZ ENRIQUECIMENTO QUANDO APRENDEMOS A ACEITÁ-LAS MESMO NÃO CONCORDANDO COM ALGUNS DOS SEUS PRINCÍPIOS, TRANSFERINDO ESTE RACIOCÍNIO PARA DENTRO DE NOSSA RELIGIÃO FICA MAIS FÁCIL ENTENDER.
QUEM DE NÓS NUNCA QUESTIONOU A FORMA COM A QUAL NOSSO IRMÃO PRATICA A UMBANDA? QUEM NUNCA DUVIDOU SE TAL ENTIDADE É ELA MESMO POR ASSIM DIZER, QUEM NUNCA DUVIDOU DE SEU PRÓXIMO AO VÊ-LO REALIZANDO SEUS TRABALHOS À SUA MANEIRA. BEM SE ALGUÉM CONSEGUIU NÃO CAIR NESTES ERROS INFANTIS, DÊ-SE POR FELIZARDO E ILUMINADO, POIS JÁ APRENDEU A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS. PARA OS DEMAIS, DEVEMOS VIGIAR E ORAR PEDINDO PROTEÇÃO E LUZ À OXALÁ E AOS NOSSOS GUIAS PARA QUE NÃO CAIAMOS NESTAS CILADAS.
VOLTANDO AO ASSUNTO EM PRIMEIRO FOCO, RESSALTO O VALOR DE NOSSO CORAÇÃO QUE É CAPAZ DE SERVIR DE MORADA AO PRÓPRIO CRIADOR, ENTÃO QUAL SERIA O LIMITE DE NOSSA MEDIUNIDADE, O QUE NOS IMPEDE DE EVOLUIRMOS CADA VEZ MAIS E MELHOR, DE EXPANDIRMOS NOSSA AÚREA MUITO ALEM DO CORPO DENSO, DE NOS TORNARMOS MAIS SENSÍVEIS ÀS COISAS QUE NOS CERCAM, DE VER ALÉM DO QUE NOSSOS OLHOS PODEM NOS MOSTRAR? OUVIR O QUE NOSSA AUDIÇÃO NÃO CAPTA?
BEM IRMÃOS E IRMÃS, MUITAS FORMAS E FÓRMULAS SÃO SOPRADAS AOS QUATRO CANTOS DESTA IMENSA ESPAÇO NAVE CHAMADA PLANETA TERRA, MAIS ACREDITEM, TODAS POR MAIS DIVERSAS QUE SEJAM TEEM UM CONVERGENTE COMUM, O PRÓPRIO SER HUMANO. SEJAM QUAL FOR A TÉCNICA EMPREGADA, DAÍ CADA UM QUE PESQUISE E ENCONTRE A QUE MAIS LHE AGRADE, SE NÃO MUDARMOS NOSSOS CONCEITOS, NOSSOS PENSAMENTOS, SE NÃO NOS PURIFICARMOS NO AMOR DIVINO DO CRIADOR, PODES TER CERTEZA NÃO VAI FUNCIONAR. LOGO SE NÃO ESTA DISPOSTO A REVER TODOS OS SEUS CONCEITOS COM OS OLHOS DA ALMA, REVER DE UMA MANEIRA SUPERIOR, DIGO SUPERIOR NÃO DE SUPER, DE MAIOR, MAS SIM DE CIMA, COMO QUE SE ESTIVESSEMOS NO ALTO DE UM PRÉDIO E OLHÁSSEMOS PARA BAIXO, POIS VENDO DE CIMA, NÃO ESBARRAMOS NAS BARREIRAS CRIADAS POR NÓS MESMO, ERGUIDAS E SELADAS EM NOSSO SUBCONCIENTE ATRAVÉS DOS ANOS DE PROSTRAÇÃO MENTAL, VEREMOS ASSIM O PLANO COMPLETO FICANDO MUITO MAIS FÁCIL ENTENDE-LO E COMPREENDE-LO.
NÓS UMBANDISTAS TEMOS COMO OBRIGAÇÃO CONHECER NOSSA RELIGIÃO E DIFUNDI-LA DEIXANDO DE SERMOS SACO-DE-PANCADAS DE PESSOAS MAL INTENCIONADAS E IGNORANTES, ENTÃO LOGO NÃO PODEMOS SER MAL INTENCIONADOS NEM TÃO POUCO IGNORANTES, POIS A UMBANDA É LINDA, A UMBANDA É VIDA, A UMBANDA Á AMOR, E NÃO UMA SIMPLES MACUMBA, COMO DIZEM MUITOS, AINDA PIOR QUANDO SE UTILIZAM DESTE TERMO COMO ARMA PARA DENEGRIR NOSSA RELIGIÃO ANCESTRAL.
CONCLUINDO, TENTEM ELEVAR SEU ESPÍRITO  AO MÁXIMO, EXPLODINDO DE ALEGRIA E PAZ INTERIOR COM A MENTE FIXADA SOMENTE EM DEUS, SINTAM AS ONDAS DE ENERGIA EMANAREM DE SEUS CORPOS, ENTÃO COM ESTA ENERGIA E NESTE ESTADO DE ESPÍRITO TENTEM REALIZAR OS VOSSOS TRABALHOS, E DEPOIS SE TIVERDES A OPORTUNIDADE ME CONTÉM SE PERCEBERAM ALGUMA DIFERENÇA. SEI QUE É DIFÍCIL MAS RELIGIÃO É ISSO SE DESLIGAR DO MUNDO E SE RELIGAR A DEUS, TRAVÉS DOS BONS ESPÍRITOS QUE VEM NOS TERREIROS, TENDAS E IGREJAS DE UMBANDA PARA A PRÁTICA DA CARIDADE. DEMOS VER NOVAMENTE COM OLHAR SUPERIOR E DEUS NO CORAÇÃO, PARA SUPERARMOS OS IMPECÍLIOS DO DIA-A-DIA. AS COISAS POSSUEM O VALOR QUE DAMOS A ELAS, BEM COMO OS PROBLEMAS, NA AFLIÇÃO OLHEM SEMPRE PARA TRÁS E VERÁS UM IRMÃO BEM MENOS AFORTUNADO QUE VÓS, HUMILDADE E RESPEITO É BASE PARA NOSSA EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL, E LEMBREM-SE SE NÃO FAZ UM ATO POR FALTA DE OPORTUNIDADE MAS PENSOU EM FAZÊ-LO, É COMO SE TIVESSE FEITO. NÃO EXISTE MEIO PECADO, E CADA PECADO NOVO SOMADO AOS VELHOS E JUNTO COM O NOSSO CARMA, TORNA NOSSA EVOLUÇÃO MAIS DIFÍCIL E PENOSA, EVOLUIR E NOSSO CAMINHO, A UMBANDA É NOSSA ESTRADA, ZAMBI, OXALÁ, OS ORIXÁS E NOSSOS GUIAS, SÃO OS ATROS E ESTRELAS QUE ILUMINAM NOSSA JORNADA.
REZEM, MEDITEM E OREM, AGRADEÇAM POR TUDO QUE LHES OCORRAM, O MAL NÃO EXISTE PARA QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO.
FIQUEM NA PAZ DE OXALÁ, E TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA.


ABRAÇOS FRATERNAIS DO SEU IRMÃO


JÚLIO CÉSAR FERREIRA MUNIZ